IDENTIFICAÇÃO
NOME DA ESCOLA: Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris
ENDEREÇO: Rua São João, nº 797
BAIRRO: Centro
CIDADE: Guarani das Missões - RS
CEP: 97 950 - 000
FONE: (055) 3353 – 1013
MANTENEDORA: Prefeitura Municipal de Guarani das Missões
E-MAIL:emeiarcoirisgm@hotmail.com
APRESENTAÇÃO
A Proposta Pedagógica da E.M.E.I. Arco-Íris,
situada no município de Guarani das Missões, é um instrumento teórico
metodológico que procura expressar os resultados das reflexões, estudos,
participação e conclusão coletiva de uma equipe comprometida com os resultados
educacionais e que, ao buscar a identidade para a Educação Infantil a particulariza
perante as demais. Desta forma, torna-se necessário ter clareza sobre a força e
os limites desta proposta. A sua corporeidade acontece na interação entre
professores, crianças, equipe gestora, pais, funcionários da instituição e
comunidade, pois são sujeitos que dão vida à escola. Na sua essência compromete
indivíduos com uma ideia, com uma prática libertadora, transformadora. A forma
de firmar este compromisso implica planejamento participativo, dando lugar e
sentido a uma ação conduzida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil.
Dessa forma, a função da Proposta é delinear o horizonte da caminhada, estabelecendo a referência geral, expressando o desejo e compromisso do grupo de elaboração em fazer acontecer de fato “o direito de todos a uma educação de qualidade”.
Dessa forma, a função da Proposta é delinear o horizonte da caminhada, estabelecendo a referência geral, expressando o desejo e compromisso do grupo de elaboração em fazer acontecer de fato “o direito de todos a uma educação de qualidade”.
Partindo dessa premissa a Proposta Pedagógica como
um todo, deve ser compreendida numa perspectiva dinâmica, em constante
reformulação, ainda que algumas partes sejam de “durabilidade” maior, como por
exemplo, o referencial conceitual. Por isso passa a ser vista como um acordo
coletivo envolvendo os diferentes segmentos da comunidade escolar,
explicitando, à curto, médio e longo prazo, as razões e propósitos de seu
compromisso na formação das crianças da Educação Infantil.
A base teórica que sustenta a Proposta ora
apresentada está sintetizada nos ideais das escolas de filosofia, sócio
interacionista construtivista, que se caracterizam por visarem o
desenvolvimento das potencialidades criativas e transformadoras do ser humano,
na diversidade e nos propósitos das escolas inclusivas, que se caracterizam por
não segregarem e/ou discriminarem as crianças sob qualquer pretexto, por
estarem constantemente se aprimorando para atender as necessidades educativas
de todos os aprendizes. Assim sendo, enquanto uma escola inovadora precisa
refletir como educar, cuidar e brincar, na Educação Infantil, pode auxiliar no
desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento da criança em
relação a si e ao mundo, num movimento contínuo de aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a conviver e prender a ser.
O brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem
melhor e se socializam com facilidade, apreendem o espírito de grupo, aprendem
a tomar decisões e percebem melhor o mundo dos adultos, sendo assim, o brincar
é o eixo norteador na organização do trabalho pedagógico.
Sistematizar o brincar significa uma reorganização da prática
pedagógica desempenhada pelo professor, prática essa que deve abandonar os
moldes da educação bancária e absorver o lúdico através dos jogos como o
instrumento principal para o desenvolvimento da criança.
Através dos jogos lúdicos, do brinquedo e da brincadeira,
desenvolve-se a criatividade, a capacidade de tomar decisões e ajuda no
desenvolvimento motor da criança, além destas razões, tornam as aulas mais
atraentes para os alunos e a partir de situações de descontração, o professor
poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando uma integração entre as matérias
curriculares.
Atualmente em nossa sociedade, extremamente capitalista, que
influencia todos, inclusive as crianças, exercendo poder e controle através dos
meios de comunicação, principalmente a televisão, uma das alternativas para se
burlar essa influencia está no lúdico, nas brincadeiras de uma forma geral,
onde as crianças trabalhariam além do corpo a interação com o outro. A criança
tem a característica de entrar no mundo dos sonhos das fábulas e normalmente
utiliza como ponte às brincadeiras. Quando esta brincando se expressa mostrando
seu intimo, seus sentimentos e sua afetividade.
As brincadeiras são importantes por fazerem parte do mundo das
crianças e por proporcionarem momentos agradáveis dando espaço à criatividade.
Todos nós devemos buscar o bem–estar dos pequenos durante o processo de ensino
e aprendizagem, resgatando assim o lúdico como instrumento de construção do
conhecimento.
A Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris é uma instituição municipal e está situada na Rua São João, nº 797, Centro, no município de Guarani das Missões, subordinada a 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação e SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal de Guarani das Missões.
A instituição oferece atendimento para crianças dos 4 (quatro) meses de idade até 3 (três) anos de idade em turno integral ou parcial.
HISTÓRICO
A E.M.E.I. Arco-Íris foi a primeira escola municipal da cidade de Guarani das Missões do programa Pró-Infância, modelo Tipo C, do Ministério da Educação, construída com recursos do FNDE - Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, e contra partidas do Governo Municipal, com capacidade de atender 60 (sessenta) crianças em turno integral.
O nome da Instituição foi escolhido por meio de concurso com a participação dos pais da comunidade, onde foi realizado o sorteio do nome da escola.
A inauguração oficial da Instituição foi no dia dez de março do ano de dois mil e quatorze, pela prefeita Janete Terezinha Dauek, juntamente com o secretário de Educação Orly Inácio Reidel e a coordenadora da Educação Infantil Valesca Siembida. A primeira diretora da E.M.E.I. Arco-Íris foi a Professora Cassiane Maria Issler.
Entende-se que o papel da Educação Infantil, é primordial no desenvolvimento global da criança, levando-se em conta, o educar e o cuidar, é de suma importância, espaço físico adequado, que, entenda as necessidades individuais de cada criança, proporcionando condições de um desenvolvimento pleno, para que, possa-se redefinir qual o tipo de ser humano para o mundo que queremos habitar.
Para que tais aspectos tornem-se reais e efetivos é necessário:
· Organizar o trabalho pedagógico;
· Buscar conhecimento contínuo para proporcionar melhor qualidade no desenvolvimento do ensino;
· Articular a participação e interação com pais e a comunidade.
A NOSSA MISSÃO É...
1 FILOSOFIA DA ESCOLA:
“A criança aprende brincando
e brincando ela é feliz.”
NOSSO OBJETIVO
Garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança ao respeito, a dignidade, à brincadeira, à convivência e a interação com outras crianças.
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