segunda-feira, 18 de abril de 2016

Projeto Alimentação Saudável: aprendendo a comer para viver melhor


Resultado de imagem para imagem frutas e verduras

1 JUSTIFICATIVA

Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis (entre os quais a alimentação), o presente projeto surge como artifício a contribuir para a conscientização dos alunos nas escolhas que envolvem sua alimentação.
É notável que alguns alunos apresentam dificuldade em se alimentar e rejeitam uma variedade enorme de alimentos, especialmente os que contribuem para o crescimento adequado, ou seja, os que contêm quantidade significativa de nutrientes, vitaminas, sais minerais e substancias estruturais e funcionais essenciais ao bom funcionamento do organismo.
Como a escola é de período integral e, dessa forma é responsável pelas principais refeições do dia, torna-se fundamental que a criança tenha conhecimento da importância de alimentar-se bem, assim como, permita-se experimentar alimentos diversos. Além do mais, coletivamente, as crianças sentem-se motivadas a degustarem alimentos variados e saudáveis, fator que é determinante para que se crie bons hábitos de alimentação pelas crianças.
Considerando que a alimentação exerce grande influência no crescimento e desenvolvimento da criança, bem como na preservação da saúde, torna-se essencial a formação de hábitos alimentares a fim de estabelecer uma alimentação adequada. Para tanto, ao longo do ano letivo, enfatizar-se-á para os alunos a importância da boa alimentação, em todos os instantes que a envolvem, ou seja, durante o café da manhã, lanche e almoço.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:
Promover a educação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis de maneira atraente, lúdica e educativa.

2.2 Objetivos Específicos:
·         Conhecer e identificar as frutas, legumes e verduras;
·         Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
·         Promover atividades que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos com menor aceitação;
·         Observar as cores diferenciando-as, sentir os sabores, os aromas e a textura dos alimentos;
·         Conscientizar os alunos acerca da importância da boa alimentação sem desperdícios;
·         Instigar os alunos a participarem da elaboração de seus próprios alimentos (bolos, gelatinas, saladas de frutas, sanduíches, entre outros);

·         Atentar para a importância da higiene antes, durante e após a alimentação – especialmente higiene das mãos e bucal (Projeto Dentinho Feliz).

Churrasquinho de fruta: experimentação e estímulo ao consumo de variedades de frutas.

















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