terça-feira, 19 de setembro de 2017

DESFILE 07 DE SETEMBRO 2017





Reconhecendo a importância da Educação Infantil que tem como meta primordial assegurar as crianças seus direitos, deveres mais básicos orientando seu processo de desenvolvimento por meio de dois eixos fundamentais “EDUCAR E CUIDAR”.
            Acompanhar uma criança e oferecer oportunidades que ela necessita para construir seus saberes e um desafio que exige uma formação adequada de seus profissionais e uma pratica pedagógica mediada na importância do afeto, da orientação, da formação de valores, carinho, cumplicidade, da interação entre todos para a formação de pessoas mais humanizadas, críticas e mais autônomas, atendendo ao que nos ensina Tânia Zagury: São as pequenas coisas que fazem a base das grandes. Se não educamos nossas crianças para as pequenas coisas não educamos para as essenciais. As pequenas gentilezas não são na realidade apenas gentilezas: são indícios do respeito pelo outro, da percepção de sua existência...

FAIXA:  Nome da escola
(Círculo de Pais e Mestres)


                                     


BANDEIRAS

Oferecemos uma educação institucional às crianças em idades entre 04 meses a 3 anos, em turno integral ou parcial. São oriundas de famílias nas quais pais, mães ou responsáveis estão empregados no comércio, em residências, na construção civil, nos serviços público municipal e estadual, e também como autônomos.  Além do cuidado, atendemos às necessidades básicas de afeto, alimentação, abrigo, saúde e o fazer pedagógico.
 Hoje frequentam 61 alunos, orientados por 05 professoras todas 40 horas, 03 Monitoras, 03 Atendentes de Creche, 03 Servidoras e a escola está sob a direção da diretora professora Alice Zurawski Julkowski.

Nossa missão é formar crianças que sejam capazes de reconhecer e desenvolver sua autonomia, suas capacidades de aprendizagem, brincando com outras crianças e garantir que tenham um desenvolvimento integral respeitando sua cultura e vivencia em família.


A escola representa no desfile o Projeto: “BRINCANDO EU APRENDO”



Projeto
“BRINCANDO EU APRENDO”


Filosofia da escola
“A criança aprende brincando e brincando ela é feliz.”

O ato de brincar envolve emoções, tensões, dificuldades, desafios... A E.M.E.I. Arco- Iris realiza suas atividades por meio do Projeto “Brincando eu aprendo” que para serem elaborados partem do pressuposto que a criança é um ser em desenvolvimento, sujeito histórico, de direito, de deveres, nas interações e relações que estabelece constrói sua identidade pessoal e coletiva.
Ela brinca, imagina, fantasia, experimenta, inventa, deseja, aprende, questiona, observa, narra, constrói sentidos sobre o meio que a cerca.


APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Acreditamos que as atividades oportunizadas aos pequenos possibilitam:


CRIAR IMAGINAR DESEJAR OBSERVAR APRENDER DESAFIAR




Como educadores, percebemos que, desde pequenas, as crianças apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, elas são curiosas e querem respostas a seus porquês e a nossa missão é, sem sombra de dúvida, estimular e orientar as experiências por elas vividas e trazidas de casa, para que, no seu dia-a-dia, elas possam construir seu próprio conhecimento.

Diante da realidade e das dificuldades vivenciada o Brasil, é a nossa querida e amada Pátria.
Celebremos, nesta semana, o privilégio de pertencer a uma terra verde, amarela e azul. A uma terra “gigante pela própria natureza”, que abriga em seu seio a imensidão de culturas, tradições e etnias inexistentes em qualquer outro país.

As professoras trabalharam com os pequenos o amor, valores, civismo que mesmo da situação vivida em nosso precisamos mostrar o amor que sentimos pelo Brasil. Um país tropical Abençoado por Deus e bonito por natureza.



MAPA REPRESENTANDO O BRASIL

(Crianças apresentando o uniforme da escola)



O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo. O maternal A1, juntamente com os familiares representam a união da escola e a família, o fortalecimento e a continuidade de atitudes e valores vivenciados.
A família é o primeiro grupo social da criança. Inicialmente, são os adultos de cada família os responsáveis por seus cuidado e educação, em seguida quando a criança torna-se integrante de outros grupos sociais, esta responsabilidade começa a ser compartilhada.

 

FRASE:  NÓS, AS CRIANÇAS QUEREMOS...

AMOR               ALEGRIA              BRINCAR      CARINHO     SER AMADAS

VIVER SEM VIOLÊNCIA


Cuidar e educar envolve amor, afetividade, criatividade, estudo, dedicação, cooperação, conhecimento dos aspectos biológicos e maturacionais da criança e respeito às necessidades e singularidades de cada um.

O cuidado refere-se a uma postura de respeito às necessidades integrais da criança, observando o conforto, alimentação, a socialização, os momentos de repouso, e também, respeito ás necessidades emocionais e características individuais. Cabe destacar que o cuidado não implica abrir mão da dimensão educativa, presente no binômio educar e cuidar.


Para tanto trabalhamos na perspectiva da construção de uma sociedade mais democrática e pluralista, pautada por uma estrita relação com a família, procurando entender e respeitar os diferentes tipos de família, seu histórico, sua cultura, propiciando um diálogo aberto considerando-as como interlocutoras e parceiras no processo educativo infantil.



Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. A independência é construída a cada novo dia com o nosso compromisso por uma educação melhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário